Filé a Wellington, um prato típico inglês

Fiz uma nova aquisição: um livro muito apetitoso para os olhos e, conforme verão abaixo, muito honesto do ponto de vista do resultado da receita.
Testei apenas algumas poucas receitas, mas pelo o que vi, esse livro pode trazer muitos bons frutos.
Vale dizer que o livro, além de trazer um guia ilustrado e separado por ocasião, traz receitas com fotos do passo a passo e sugestões de variações.
Para referência, paguei R$99,00 na Livraria Cultura, em maio/2013.
Enfim, consultando o livro identifiquei uma receita muito interessante e, considerando que tinha massa folhada caseira pronta no congelador (feita pelo papis), achei uma boa ideia.

Trata-se do Filé a Wellington (ou Bife a Wellington), um misto de filé mignon, especiarias e massa folhada. Confesso que dá um pouco de trabalho, pois são várias etapas, mas o resultado é muito requintado e saboroso.

É possível fazer outras variações, com salmão, carne suína, etc.
Não vou me delongar aqui na história do Filé a Wellington, mas sugiro a leitura do link muito bem escrito e cheio de curiosidades.


 Ingredientes
Filé mignon - utilizei a parte central de 2 filés depois de limpos
Alho e cebolas picados - utilizei 1 cebola e 2 alhos por filé
Cogumelos (se desejar)
Sal e pimenta do reino
Massa folhada - para um pedaço de cerca de 30cm de filé usei uns 400g de massa
Modo de Preparo
Limpe o filé mignon e retire um pedaço mais retangular possível (isso facilita a parte de cobrir com a massa folhada).
Corte um retângulo de massa folhada um pouco maior que o pedaço de carne (lembre que a massa encolhe um pouco). Essa massa vai servir como apoio ou berço para a carne. Coloque no forno e asse a massa por cerca de 15 min ou até ficar dourada e folhar. Quando tirar do forno, deixe esfriar.
Enquanto isso, tempere a carne com sal e pimenta e, numa panela com um pouco de óleo ou azeite, sele a carne. A ideia é fazer aquela casquinha mais escura, bem apetitosa. Coloque essa carne no forno por 10 min a 170ºC para assar um pouquinho. Retire a carne do fogo e deixe esfriar um pouco.
Na mesma panela que você selou a carne, refogue o alho, a cebola e os cogumelos. Você pode colocar o que você desejar nesse refogado e quanto você desejar. O importante é que a água da cebola seque bem.
Abra o restante da massa folhada.
Montagem
Cubra a massa folhada já assada com um pouco do refogado. Coloque a carne por cima e cubra com mais um pouco do refogado. Coloque a massa folhada (crua) sobre a carne, fechando como uma torta, dobrando as pontas na parte de baixo. Pincele com gema batida com água para dar cor.
Leve ao forno por 30-45 min a 180ºC, a depender do ponto que você prefere a carne (ao ponto ou bem passada). O filé da foto abaixo ficou 45 min, porque minha mãe não come carne mal passada. 

Como o prato é inglês e eles adoram batata, servi o filé com purê de batatas e ervilhas (amassei junto com a batata um punhado de ervilhas cozidas, fica uma cor linda). Mas não deixei de inovar: junto, também servi shimeji refogado na manteiga.

Muito bom e refinado!

Comentários

  1. Oi, Alessandra.

    Adorei seu blog. Você se expressa muito bem com o público e ensina receitas e dicas maravilhosas.

    Também tenho um blog há pouco tempo. Se interessar dá uma olhadinha. Se chama Nossas Panelas.

    http://nossaspanelas.blogspot.com.br/

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena, obrigada pelo carinho! Fique a vontade para comentar sempre que quiser.

      Já estou seguindo seu blog! Muito sucesso!!!

      bjs, Ale

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas