Filé a Wellington, um prato típico inglês

Fiz uma nova aquisição: um livro muito apetitoso para os olhos e, conforme verão abaixo, muito honesto do ponto de vista do resultado da receita.
Testei apenas algumas poucas receitas, mas pelo o que vi, esse livro pode trazer muitos bons frutos.
Vale dizer que o livro, além de trazer um guia ilustrado e separado por ocasião, traz receitas com fotos do passo a passo e sugestões de variações.
Para referência, paguei R$99,00 na Livraria Cultura, em maio/2013.
Enfim, consultando o livro identifiquei uma receita muito interessante e, considerando que tinha massa folhada caseira pronta no congelador (feita pelo papis), achei uma boa ideia.

Trata-se do Filé a Wellington (ou Bife a Wellington), um misto de filé mignon, especiarias e massa folhada. Confesso que dá um pouco de trabalho, pois são várias etapas, mas o resultado é muito requintado e saboroso.

É possível fazer outras variações, com salmão, carne suína, etc.
Não vou me delongar aqui na história do Filé a Wellington, mas sugiro a leitura do link muito bem escrito e cheio de curiosidades.


 Ingredientes
Filé mignon - utilizei a parte central de 2 filés depois de limpos
Alho e cebolas picados - utilizei 1 cebola e 2 alhos por filé
Cogumelos (se desejar)
Sal e pimenta do reino
Massa folhada - para um pedaço de cerca de 30cm de filé usei uns 400g de massa
Modo de Preparo
Limpe o filé mignon e retire um pedaço mais retangular possível (isso facilita a parte de cobrir com a massa folhada).
Corte um retângulo de massa folhada um pouco maior que o pedaço de carne (lembre que a massa encolhe um pouco). Essa massa vai servir como apoio ou berço para a carne. Coloque no forno e asse a massa por cerca de 15 min ou até ficar dourada e folhar. Quando tirar do forno, deixe esfriar.
Enquanto isso, tempere a carne com sal e pimenta e, numa panela com um pouco de óleo ou azeite, sele a carne. A ideia é fazer aquela casquinha mais escura, bem apetitosa. Coloque essa carne no forno por 10 min a 170ºC para assar um pouquinho. Retire a carne do fogo e deixe esfriar um pouco.
Na mesma panela que você selou a carne, refogue o alho, a cebola e os cogumelos. Você pode colocar o que você desejar nesse refogado e quanto você desejar. O importante é que a água da cebola seque bem.
Abra o restante da massa folhada.
Montagem
Cubra a massa folhada já assada com um pouco do refogado. Coloque a carne por cima e cubra com mais um pouco do refogado. Coloque a massa folhada (crua) sobre a carne, fechando como uma torta, dobrando as pontas na parte de baixo. Pincele com gema batida com água para dar cor.
Leve ao forno por 30-45 min a 180ºC, a depender do ponto que você prefere a carne (ao ponto ou bem passada). O filé da foto abaixo ficou 45 min, porque minha mãe não come carne mal passada. 

Como o prato é inglês e eles adoram batata, servi o filé com purê de batatas e ervilhas (amassei junto com a batata um punhado de ervilhas cozidas, fica uma cor linda). Mas não deixei de inovar: junto, também servi shimeji refogado na manteiga.

Muito bom e refinado!

Comentários

  1. Oi, Alessandra.

    Adorei seu blog. Você se expressa muito bem com o público e ensina receitas e dicas maravilhosas.

    Também tenho um blog há pouco tempo. Se interessar dá uma olhadinha. Se chama Nossas Panelas.

    http://nossaspanelas.blogspot.com.br/

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena, obrigada pelo carinho! Fique a vontade para comentar sempre que quiser.

      Já estou seguindo seu blog! Muito sucesso!!!

      bjs, Ale

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Enfim, macarons

Bavaroise de Capuccino e os segredos do crème anglaise

Bolo brownie de aniversário e o ano promete!