Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Sempre fiz geléia do mesmo jeito... pegava aqueles morangos quase estragando, bem melequentos, colocava numa panela, cobria de açúcar e deixava cozinhar. Dava até para fazer no microondas (colocando pouco tempo, a cada rodada, porque o morango com açúcar ferve como leite).
 
Achava minha geléia muito boa, até que aprendi uma outra receita no SENAC.
 
Tem uma cor linda, uma consistência ótima e um sabor azedinho no fundo fantástico. Na verdade, não tem nem comparação, parece geléia comprada.
 
Tenho que dizer também que não é difícil de fazer, basta ter aqueles preparados especiais (que você encontra em qualquer loja maior de doces) e pronto!
 
E tenho que dizer, depois da viagem para Nova Iorque e de experimentar o tão famoso sanduíche de pasta de amendoim com geléia, o Fá me pede a todo momento para fazer essa geléia.
 
Agora não espero mais os morangos estragarem... corro atrás dos morangos congelados!
 
Ingredientes
 
500g de morango + 50g de açúcar
40g de açúcar + 5g de pectina
310g de açúcar
100g de glucose de milho
5g de ácido cítrico 
 
Modo de preparo

Leve ao fogo médio os morangos e os 50g de açúcar e misture até o açúcar dissolver. Se você estiver usando morangos congelados, deixe os morangos 'desgrudarem' ou sumir o aspecto de gelo.

Depois disso, junto os 40g de açúcar misturados com a pectina. Esse ingrediente é responsável por manter a 'integridade' da fruta e não deixar que ela simplesmente dissolva completamente no açúcar.

Após misturar bem, junte os 310g de açúcar aos poucos (pelo menos 3 etapas), deixando derreter e formar uma calda. Esse é o momento de apurar para o ponto que se deseja: mais calda, menos calda, compota (fruta inteira) ou geléia (fruta triturada).

Quando estiver no ponto desejado, junte a glucose - esse ingrediente permite manter a textura e retarda o perecimento do produto (mofo, etc). Ao colocar a glucose, a cor da calda fica mais um pouco mais viva, como vermelho sangue.
Desligue o fogo e junte o ácido cítrico mexendo até dissolver - nunca deixe o fogo ligado, do contrário o sabor levemente azedo se tornará um sabor cítrico amargo e indesejado.

* Dica: para retirar a glucose do pote utilize as mãos muito molhadas em água fria. Não use colheres ou outros utensílios. Se quiser pesar, coloque sobre um pedaço de filme plástico que você deve apertar como pasta de dente para tirar depois.
 
 
 
 

Comentários

  1. O que é essa coisa de pectina? E acido citrico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pectina é um pó vendido em lojas de confeitaria que auxilia a fruta a não dissolver e assim, ficar em pedaços ou inteira. Ácido cítrico também é um pó vendido nas mesmas casas que dá um sabor azedinho e funciona como conservante natural

      Excluir
  2. Pq motivo não deve usar utensílios para manusear a glucose??E porque apertar como pasta de dente??

    ResponderExcluir
  3. Fiz a receita, a consistência ficou ótima, porém fica muito, mais muito mesmo doce.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas