Bolo crepe de chocolate

Enfim, chegamos a abril e com isso a temporada dos bolos de aniversário. Não sei se já falei, mas o Fá gosta de um único tipo de bolo: massa de baunilha, com recheio de doce de leite e cobertura de marshmallow. Eu sempre tento enfiar na cabeça dele que é possível variar... mas não dá!

Esse ano, porém, me revoltei e fiz um bolo diferente. Na verdade nem sei se ele pode ser classificado de bolo de verdade... mas, além de lindo é muito saboroso, e o melhor: é possível fazer uma versão diet.

Minha inspiração foi esse vídeo: Chocolate Crepe Cake - Tasty, sendo que fiz pequeninas alterações, inclusive colocar morango picado nas camadas.

Ingredientes para os crepes

100g de manteiga (eu usei com sal e não fez diferença)
675ml de leite
6 ovos
210g de farinha de trigo
70g de cacau em pó
105g de açúcar (ou 7 colheres de sopa de adoçante forno e forgão)

Para recheio500ml de creme de leite fresco e 2 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante forno e fogão)

Para ganache225ml de creme de leite e 170g de chocolate (a sua escolha)

Para cobertura: açúcar de confeiteiro, opcional para a cobertura

Modo de preparo


Faça os crepes aquecendo a manteiga até derreter e deixando que ela doure levemente. Reserve. Na mesma panela, aqueça o leite. Retire do fogo.

Em uma tigela, misture a farinha, o cacau em pó e o açúcar. Acrescente os ovos, em seguida, acrescente gradualmente a manteiga e o leite morno. Deixe esfriar.

Em uma frigideira antiaderente em fogo médio, coloque ¼ de xícara da massa do crepe, e incline a panela para cobrir toda a superfície do fundo. Cozinhe até que a superfície de baixo do crepe comece a dourar e, em seguida, vire. Repita até usar toda a massa do crepe. Deixe os crepes esfriarem.

Empilhe os crepes uns sobre os outros, com chantilly (creme de leite batido com o açúcar) entre cada camada e morangos picados. Quando estiver montado, apare as bordas para um visual mais limpo, se desejar.

Para ganache, ferva o creme de leite e acrescente o chocolate. Deixe esfriar e espalhe sobre o bolo de crepe. Cubra com açúcar de confeiteiro peneirado (opcional).

Comentários

  1. O bolo crepe de chocolate com morango ficou ótimo delicioso e lindo, mas a Alessandra também fez um bolo maravilho dom massa branca de ameixa recheado com doce de leite (cozido na pressão) e com cobertura de marshmallow.
    Tudo sensacional, sorte a minha ter uma esposa assim: simples, humilde, perfeita e completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta, esse Fá gosta mesmo é de bolo com recheio de doce de leite!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas