Linguiça com outra cara

Depois de muitos e muitos meses longe do blog, resolvi dar as caras novamente... Não aconteceu nada demais, só me perdi na minha nova rotina (o Fá voltando para uma vida universitária, mais uma gatinha nas nossas vidas - agora temos 4, trabalho e mais trabalho) e acabei 'esquecendo' de postar algumas coisas.

Não é desculpa, mas também andei longe dos meus experimentos culinários... sempre disse que a cozinha do dia a dia não tem tanta graça assim. É uma história de se reinventar para não cair na mesmice, mas no fundo a gente só muda alguma coisa aqui e ali e tudo fica quase igual.

Nessa nova onda, fiquei fã dos risotos. Não que seja muito fácil, mas com certeza é muito prático poder colocar tudo que sobrou (e você não sabe o que fazer com tão pouco de cada ingrediente!) numa panela, dar uma outra cara e tempero e fazer algo saboroso!

E foi nessa linha que descobri o risoto de linguiça calabresa: tinha na geladeira, uns gomos de linguiça (nada demais, não daria para uma refeição) e um pimentão, só. Foi então que comecei a fuçar na internet alguém que, como eu, estaria numa situação dessas. Afinal, encontrei uma receita do maravilhoso e insuperável Gordon Ramsay (amo esse chef!!!!!!!).

Segui a receita quase à risca (a foto é dele, mas o meu ficou bem parecido - modéstia a parte), fazendo somente algumas alterações que menciono abaixo.

Ingredientes

1 cebola picada (ele pede a roxa, eu usei a normal mesmo)
1 pimentão vermelho, sem sementes e picado
2 dentes de alho, descascados e picados
5 gomos de linguiça calabresa 
1 colher de chá de páprica (ele pede a defumada, eu usei a doce)
200g de arroz (ele pede agulha, eu usei arroz arbório)
1/2 copo de vinho branco
500ml de caldo de frango (eu usei caldo de legumes)
4 ramos de cebolinha, picada
1 tomate picado (ele não pede, mas eu tirei a pele)
1 ramo de salsinha, picado grosseiramente
Sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de erva doce moída (minha adição)

Modo de preparo

Adicione um pouco de azeite a uma panela funda e frite a cebola por 5 minutos até amolecer, mas sem dourar. Junte o pimentão e o alho e cozinhe por mais 2 minutos. Retire a pele da linguiça e espalhe a carne na caçarola. Cozinhe em temperatura média por 4 a 5 minutos até dourar. Agora, acrescente a páprica e a erva doce e misture, temperando a gosto.

Adicione o arroz e mexa bem para misturar e absorver o tempero por completo. Dilua a mistura com vinho branco e raspe os pedaços grudados no fundo. Acrescente o caldo e deixe ferver. Cozinhe por 15 a 20 minutos, até o arroz estar macio e o líquido quase todo absorvido. Retire do fogo, adicione a cebolinha, o tomate, a salsinha e sirva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas