O melhor bolo: com marzipan

Lembro que, quando era criança, sempre ouvia dos meus pais que eu tinha a incrível capacidade de combinar ingredientes (mentalmente) e que eu poderia trabalhar com isso. Deveria ter ouvido o conselho com mais atenção, talvez hoje estivesse na cozinha trabalhando e não num escritório de advocacia.

Não que eu não goste da minha profissão, mas vocês tem que concordar fazer doces é muito mais legal. Nunca vi ninguém ficar triste com um doce, já com um advogado... bom, enfim, quem sabe um dia?!

Voltando ao tema, de fato e não me gabando, acho que minha maior habilidade é combinar ingredientes, sabores, texturas.
Estava pensando em que bolo faria nesse aniversário (sobre o tema, já contei minha experiência do ano passado: aqui e aqui). Não gosto de repetir receitas e sabores, gosto de inovar e foi exatamente isso que fiz: inovei.

Junto com a farinha de avelã, havia comprado farinha de amêndoa - também para fazer macarrons... bom, nem preciso dizer que ainda não os fiz. Mas estava pensando em outra ideia, algo que simplesmente amo: marzipan!

Então pensei: "o que combina com marzipan?" Precisava ser algo suave, para não contrastar com o gosto delicado da amêndoa. Foi então que pensei em um bolo de baunilha com recheio de creme de maçã e assim foi feito!

O creme de maçã foi um combinado de uma compota caseira de maçã com conhaque com um creme simples de leite e amido... Não preciso dizer que ficou ótimo, lindo, fantástico e gostosíssimo. 

Ingredientes do marzipan (baseado nesta receita)

300g de farinha de amêndoa
1/2 de xícara de água
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de glucose
1 colher de sopa de essência de amêndoas (de ótima qualidade - usei Wilton)

Modo de preparo do marzipan

Numa panela, junte a água, o açúcar e a glucose. Misture bem e leve ao fogo médio, sem mexer até levantar fervura. Logo após, desligue o fogo. Aguarde a calda amornar um pouco - ela não pode estar espessa. Acrescente calda aos poucos, misturando com a mão, até dar liga e formar uma massa firme e homogênea - pode não ser necessário usar toda a calda. Aguarde esfriar e junte a essência. Modele  ainda morno (abra a massa, deixando cerca de 0,5cm de espessura e deixe enrolada em folha de papel de manteiga ou silicone).


Ingredientes do creme de maçã

3 maçãs galas sem casca, cortadas em cubinhos
2 xícaras de água
1 xícara de açúcar cristal
1 canela em pau
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
uvas passas pretas
1/2 xícara de conhaque
2 xícaras de leite
100g de creme de leite (opcional)
10 colheres de sopa de açúcar refinado
2 colheres de sopa de amido de milho

Modo de preparo do creme de maçã

Coloque a maçã, o açúcar cristal, a água e a canela em uma panela e leve ao fogo médio até a maçã cozinhar - a maçã fica translúcida e bem amarelinha. Não mexa muito, para não desfazer a maçã. Quando começar a formar uma calda rala, junte a manteiga e as uvas passas. Deixe cozinhar um pouco mais até a água secar um pouco. Desligue o fogo e quando amornar, junte o conhaque. Leve a geladeira após esfriar, se possível por, pelo menos, 1 semana.

Para o creme, misture bem o leite, o creme de leite, o açúcar e o amido e leve ao fogo baixo até engrossar. Após, desligue e junte a compota de maçã. Deixe esfriar.

Ingredientes do bolo

215g de leite
5g de baunilha
1g de sal

310g de farinha de trigo

12g de fermento em pó
4 ovos grandes
240g de açúcar
40g de manteiga sem sal ou margarina sem sal

Modo de preparo do bolo

Misture o leite, a baunilha e o sal, aqueça ligeiramente e reserve. Misture a farinha com o fermento e peneire. Bata as claras em neve, misture aos poucos todo o açúcar e continue batendo até atingir "ponto suspiro". Adicione as gemas, uma a uma, sem parar de bater até o "ponto gemada", acrescente a margarina e bata por mais alguns minutos. Adicione o leite, previamente misturado com seus ingredientes, alternadamente com a mistura farinha e fermento. Despeje em forma untada, com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno preaquecido (180°C), por (1) uma hora.

Eu acabei deixando o bolo assar em um forno um pouco mais quente que o normal e por isso ele ficou parecendo uma meia bola. Por isso aproveitei e cortei em 3 camadas e recheie com generosidade.

O marizpan funciona como uma pasta americana (com gosto muito melhor), inclusive no momento de aplicar. Coloquei a fita para disfarçar a emenda do marzipan.
 Feliz aniversário para mim!
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas