Bolo de abacaxi e várias outras coisas

Comecei a gostar muito de bolos gourmet com frutas. Ninguém pode negar que, às vezes, a gente não quer comer aquele bolo recheado, cheio de melecas... a gente quer comer um bolo simples, com gosto de bolo, mas ao mesmo tempo não tão simples assim.
 
Já havia tentado outra vez fazer esse bolo - que provei numa aula/degustação do chef Cesar Yukio, mas a primeira tentativa tinha sido um completo desastre. De tão pavoroso, o bolo foi praticamente todo pro lixo. Não dava pra comer. Importante ressaltar que eu havia exagerado em certos ingredientes, por isso não deu certo.
 
Enfim, tomei coragem e novamente tentei esse bolo. Havia sobrado umas fatias de abacaxi em calda das festas de final de ano, então, mais um motivo para tentar novamente.
 
O resultado foi tão espetacular que o bolo acabou em horas, simples assim.
 
Ingredientes
 
190g farinha de trigo
12g de fermento em pó
canela em pó a gosto
3 ovos
110ml de óleo de girassol (ou canola, mas nunca soja)
100g de iogurte natural
315g de açúcar refinado
essência de baunilha a gosto
225g de abacaxi em cubos
75g de coco ralado grosso*
100g de nozes picadas
75g de uvas passas pretas**
 
* usei o seco mesmo, mas quando provei o chef tinha usado coco fresco, que ficou muito mais acentuado
 
** não tinha e acabei usando damasco picado - ficou uma delícia
 
Modo de preparo
 
Bata os ovos e o açúcar na batedeira até formar um creme mais esbranquiçado. Adicione o iogurte, o óleo, a baunilha e bata bem pouco, somente até incorporar (senão a massa fica muito líquida). Peneire os ingredientes secos e adicione-os à mistura, aos poucos, batendo em velocidade baixa. Adicione o abacaxi, as passas, as nozes e o coco e misture a mão, com uma espátula. Leve para assar em assadeira untada e enfarinhada, por 40-50 min, a 180oC.
 
Uma dica muito importante: para uma forma cheia de detalhes (e linda) como essa que usei, você pode experimentar o spray para untar. É ótimo e dá um resultado perfeito!
 
Salpiquei com açúcar e canela.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas