Lemon curd, suave e refrescante

Durante o ano de 2013 inteiro andei colhendo ideias na internet de como servir comida de uma jeito diferente. Além do Pinterest, algumas páginas do Facebook foram muito úteis (Idées de GénieGastronomia Criativa, etc.).
 
Pois então as festas de final de ano chegaram (e já passaram) e foi o momento de resgatar as melhores ideias e colocá-las em prática!
 
Uma dessas ideias foi a tortinha da foto abaixo:
 
 
De cara, achei muito prática e bonita. Então comecei a tentar descobrir como e do que era feita.
 
Pela cor imaginei que fosse algo de limão, daí pensei num lemon curd. Tinha visto uma receita muito boa (e já testada) do Buddy Valastro. Que, aliás é muito fácil e leva poucos minutos para ficar pronta.
 
Ingredientes
 
Lemon curd
 
1/2 copo de suco de limão siciliano (aquele amarelo - sugiro não fazer com o limão verde ou taiti porque não fica tão gostoso)
raspas de 2 limões sicilianos
100g de manteiga sem sal
120g (ou 3/4 de xícara) de açúcar refinado
3 ovos ligeiramente batidos
 
Crème patisserie ou creme de confeiteiro
 
110ml de leite
1 gema
10g de amido de milho
essência de baunilha
 
Modo de preparo
 
Lemon curd
 
Misture o suco de limão, as raspas, a manteiga e o açúcar em uma panela em fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar dissolver. Em seguida junte os ovos e continue mexendo até que comece a ferver e engrossar. Está pronto!
 
Crème patisserie ou creme de confeiteiro
 
Misture bem todos os ingredientes. Leve em fogo baixo até engrossar.
 
 
O lemon curd dura até 2 semanas na geladeira.
 
Na hora de servir é só juntar o lemon curd (que estará bem azedo e forte) ao creme de confeiteiro. Essa proporção (das receitas acima) foi a que eu usei, porque gosto de doces mais azedos. Se desejar, basta adicionar mais creme de confeiteiro.
 

 
Para a massa, como não teria muito tempo, optei  pela massa pronta para pastel, assada da mesma maneira mostrada na foto acima. Para dar o charme polvilhe açúcar impalpável ou de confeiteiro (para diferenças, veja aqui).
 
O resultado foi gostoso e lindo, por isso estou compartilhando a receita do recheio que pode ser usada em tortas grandes e outros muitos doces...

PS: na foto acima, junto está o maravilhoso brownie, mas sem doce de leite...
 
E, feliz Ano Novo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas