Bolo 'gourmet' de banana

Fui assistir a uma aula do chef Cesar Yukio sobre bolos gourmets. Fiquei surpresa ao perceber que os bolos que ele apresentou eram todos 'simples' ou sem recheio e cobertura.
 
Ele apresentou quatro tipos, dos quais amei dois: abacaxi com especiarias e iogurte com frutas vermelhas. Ainda vou fazer esses dois, mas a gente nunca pode esquecer daqueles ingredientes fantásticos que temos em casa e que, às vezes, ficam 'velhos' e não tão saborosos para comer da maneira natural.
 
Estou falando de bananas. Não sou fã de bananas muito maduras, especialmente se forem nanicas. Acho que o sabor fica muito forte e a textura muito mole não me apetece. Por isso, igualmente quando sobram maças, adoro fazer bolo de banana.
 
Devo dizer que prefiro aqueles bolos de bananas com pedaços, de massa de banana, e não aqueles (também saborosos e muito bonitos) bolos revestidos de banana, com uma calda. Pois é, então fiz a minha versão do bolo gourmet de banana:



Ingredientes

3 bananas nanicas maduras
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de farinha de trigo (ou 1 de farinha de trigo e 1 de aveia)
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
2 colheres de sopa de fermento em pó
3 ovos
canela a gosto

Modo de preparo

Amasse as bananas e junte o bicarbonato de sódio e a canela (se o caso).
Junte os demais ingredientes e bata com batedeira ou fouet. Junte a massa à banana e mexa à mão.

Leve para assar em forno pré aquecido a 180º C por 1 hora ou até o palito sair seco.

Você pode servir puro. Fiz uma ganache de chocolate branco com canela.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas