Bolo brownie de aniversário e o ano promete!

Eu tenho problema com (meus) aniversários, sempre tive. Acho que muito por conta da época (férias) e do fato de sempre todo mundo ir viajar e não comparecer às minhas festinhas... Por esse motivo, tenho períodos pré aniversários verdadeiramente infernais e, se algo acontecer errado, significa mau agouro para todo o ano...
 
Sei que é tudo besteira; sei que embora a sorte seja uma boa amiga, não necessariamente a felicidade de um ano é selado no dia do seu aniversário. Mas afinal, tenho medo de aniversários.
 
Já passei de preto (toda de preto), já fiz de conta que esqueci, já tentei desaparecer nesse dia... tudo. Hoje em dia estou um pouco mais controlada, mas a história do mau agouro continua.
 
E, se não bastasse, tenho a sina de querer toda a vez fazer meu bolo de aniversário e, normalmente, testar uma nova receita. Já viu, né?
 
Mas esse ano, contrariando a máxima de que "bolo de festa dá sempre errado", tive a sorte de tudo dar certo.
 
Minha inspiração veio um dia desses, olhando o Facebook, mais especificamente uma publicação da Amor aos Pedaços: um bolo brownie com natas. Achei lindo e a ideia muito cativante.
 
Aprendi alguns segredos do brownie na aula de Solange Piagge na Loja Santo Antônio - a esse respeito, devo dizer que alguns professores (como esta) e cursos são maravilhosos, outros, infelizmente, só servem para vender produtos e apostilas.
 
Então resolvi juntar o útil ao agradável e fazer a minha versão do bolo:
 
 
 
Bolo Brownie
 
Ingredientes
 
350g chocolate amargo (usei 811 Callebaut)*
350g manteiga sem sal
7 ovos (ou 350g)
260g açúcar refinado
4g sal
140g farinha de trigo
 
Modo de preparo
 
Derreta o chocolate com a manteiga - pode ser no microondas, sempre em potência média e de 30-40 segundos por vez, ou em banho maria (lembre-se, o chocolate não pode ficar muito muito quente).
Misture SEM BATER (e esse é um dos segredos) os ovos com o açúcar e o sal. Não deixe formar bolhas de ar e tente dissolver ao máximo o açúcar.
Junte o chocolate à mistura de ovos e acrescente a farinha PENEIRADA (outro segredo), mexendo com cuidado - novamente sem bater.
Despeje em forma com fundo forrado em papel manteiga e leve ao forno por cerca de 30-40 minutos a 180ºC.
Para esse bolo, dividi a massa em duas assadeiras de 25 cm de diâmetro cada.
 
* Dá para usar qualquer chocolate de marca boa, mas devo dizer que com esse chocolate o brownie ficou diferente, de verdade. Nessa Loja Santo Antônio, esse chocolate é vendido em porções, cujo preço cabe no bolso, por isso vale a pena experimentar.
 
Ganache de Gianduia (tipo nutela)
 
Ingredientes
 
200g chocolate ao leite
80g creme deleite UHT
90g pasta de avelã
 
Modo de preparo
 
Derreta o chocolate da mesma maneira que indicado acima. Coloque todo o creme de leite e misture (aqui é a pegadinha da ganache) somente no centro, em movimentos rápidos e constantes. Só depois que o centro estiver firme, aumente gradativamente o alcance dos movimentos, até chegar na beirada do bowl.
Fazendo dessa maneira, você irá garantir uma consistência mais firme para a ganache. Se você simplesmente mexer tudo, independente da forma, com certeza você terá uma ganache mais líquida - o que é péssimo para alguns preparos, porque fica escorrendo.
Com a ganache formada, junte a pasta de avelã e misture.
 
Montagem
 
Agora basta montar: coloque a ganache sobre um dos bolos, por cima coloque chantilly e morangos picados (os da lateral devem ser cortados na metade - ficam mais bonitos) e, por fim, cubra com o outro bolo. Fiz uma decoração simples, polvilhando um pouco de açúcar de confeiteiro, no maior estilo naked cake.
  
Não esqueça de deixar na geladeira até a hora de servir (por conta do chantilly e dos morangos).

Sugiro montar o bolo um pouco antes de servir. Lembre-se que quanto mais tempo o bolo ficar na geladeira, mais a ganache vai ficar dura e bolo 'pesado'. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas