Moqueca, por que não?

Nesse final de semana, eu e o Fá fizemos uma pequena loucura: compramos várias panelas de ferro esmaltado. Mas antes que nos chamem de loucos (ou ricos), não compramos várias 'Le Creuset' não. Compramos da linha B, similar ou genérica, com a mesma cor laranja vibrante e por um preço muito mais camarada. E posso dizer: as panelas são ótimas!

Queríamos testar pelo menos uma delas. Daí lembramos da moqueca que aprendemos fazer lá na Bahia, durante nossa lua de mel, presente de casamento dos meus pais. E, a respeito, preciso dizer: recomendo muito o Iberostar Praia do Forte. Além de muito bonito e bem montado, devo dizer que não tenho queixas e que, claro, precisamos voltar lá o quanto antes.

Mas enfim, a moqueca... num dos nossos almoços estávamos tentando escolher dentre as várias opções do buffet, até que nos deparamos com um baiano grandão preparando 'ao vivo' uma moqueca mista. Ele foi muito gentil e nos ensinou passo a passo.

Como não tínhamos outros frutos do mar, fizemos uma moqueca simples, só de peixe.

Ingredientes
5 colheres de sopa bem cheias de azeite de dendê
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas médias picadas em rodelas mais grossas
1 pimentão vermelho picado em pedaços grandes
1 pimentão amarelo picado em pedaços grandes
1 pimentão verde picado em pedaços grandes
500ml de caldo de peixe ou de camarão
1kg de peixe, de preferência branco (utilizei abadejo) - você pode colocar camarões e lula também
400ml de leite de coco (ou 2 vidros)
cebolinha e salsinha a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Pré aqueça uma panela grossa, de boca larga e baixa (de altura). Coloque os azeites. Refogue a cebola em fogo médio, até ficar amarelada. Abaixe o fogo e acrescente os pimentões, um a um. Nesse momento, vai parecer que não cabe mais nada na panela. Não se assuste, os pimentões vão murchar e soltar água. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo baixo.
Quando os pimentões tiverem murchado acrescente o caldo de peixe ou de camarão. Tempere com um pouco de sal e pimenta.

Deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Acrescente os peixe e frutos do mar. Cuidado ao dispor o peixe porque ele é muito delicado e poderá quebrar. Se optar por uma moqueca mista, comece sempre da carne mais dura para a carne mais mole: lulas, camarões e peixes.

Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire a tampa e acrescente o leite de coco, a salsinha e a cebolinha a gosto (usei cerca de 12 ramos de cebolinha). Prove e tempere novamente se não estiver a seu gosto. Espere um pouco antes de provar novamente, pois os temperos, inclusive o sal, ficam mais intensos após dissolverem completamente.

Desligue o fogo e abafe por 5 minutos. Sirva imediatamente com arroz branco.

Dicas

- Para quem não gosta muito da pele do pimentão, é possível retirá-la sem qualquer dificuldade. Existem duas técnicas para isso: (i) espete um palito ou garfo velho no pimentão e leve diretamente sobre a chama do fogão; a casca vai ficar queimada e descolará facilmente; ou, (ii) coloque o pimentão em água fervente por cerca de 1 minuto ou até romper a pele.

- Existem caldos prontos para comprar no mercado, mas lembre-se, esses caldos prontos, além de terem muito sódio, às vezes são fracos, fazendo você precisar usar muito mais. Para fazer um caldo caseiro é muito simples, basta água e peixe ou camarões - servem até mesmo a cabeça e as cascas para fazer o caldo que pode ser guardado no congelador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas