Bife com creme - gosto de infância

Garanto que poucos ouviram falar desse prato e, com certeza, menos foram aqueles que experimentaram essa delícia! Para mim, definitivamente, BIFE COM CREME tem gosto de infância, da época que a minha avó Amélia (mãe do meu pai) era viva.

Não tive muito contato com essa avó (diferentemente, da minha avó Maria, mãe da minha mãe), mas lembro vivamente de quando ela foi em casa para ensinar a fazer esse prato.

Ao lerem a receita, muitos vão achar demodê porque se trata de fritura. A esses eu somente deixo meu pesar, pois vão perder um pedaço gostosinho do inferno!

E o que é BIFE COM CREME? É exatamente o que se entende: um bife, coberto com creme, à milanesa, frito. Sabe o que é um coxa creme? Então você já entendeu, a versão bovina:


Para quem tiver interesse:

Rendimento: 10 a 12 bifes médios aproximadamente


Ingredientes 

1 litro de leite
4 colheres não muito cheias (sopa) de amido de milho
2 gemas
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
(12 bifes bem finos) cerca de 1kg de coxão mole
Farinha de rosca para empanar
Ovos para empanar



Modo de preparo

Seque bem a carne com um papel absorvente, imediatamente antes do preparo - esse é o maior segredo dessa receita! Sobre uma tábua coloque os bifes sobrepostos, salpicando-os com sal e pimenta-do-reino (o primeiro deve ser salgado dos dois lados e os demais só na face superior).

Coloque o leite frio, o sal e o amido de milho numa panela, misture-os bem para evitar que esta última empelote, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até formar-se o creme. Quando estiver pronto tire do fogo, misture as duas gemas (reserve as claras) e bata vigorosamente.

Coloque a farinha de rosca num prato raso. Ponha cada bife sobre uma tábua, espalhe o creme ainda quente sobre sua face superior, em seguida vire-o com o creme para baixo sobre a farinha de rosca.

Espalhe o creme sobre a outra face virando-o novamente com o creme para baixo. Cubra-o com a farinha de rosca e comprima ligeiramente com a palma da mão.


Num prato fundo misture um ovo com as duas claras reservadas, salgue, acrescente 1 colher (sopa) de água para cada ovo inteiro e bata ligeiramente. Cuidadosamente mergulhe o bife já com farinha de rosca no ovo e torne a passá-lo na farinha de rosca.

Deixe secar durante uns 20 minutos e frite em óleo não muito quente.

Dicas:
• Para obter maior rendimento do ovo do empanado, adicione 1 colher (sopa) de água para cada ovo inteiros;• Prepare um bife de cada vez e deixe secar por cerca de 20 minutos antes de fritar;


• Se você usar somente as claras para a "milanesa", o óleo não fará espuma.


Fotos por Fabio Hellu

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas