Lanches rápidos - Arepas venezuelanas

Depois de um dia cansativo de trabalho, tudo o que quero é chegar em casa e ter algo pronto para comer. Infelizmente, ou esqueço de tirar as comidas do congelador, ou sempre falta alguma coisa para acompanhar e, assim, ser feito.

Então, nada melhor do que ter aquelas receitas curingas, rápidas, práticas e gostosas para fazer...

Assim, que fui apresentada às arepas (venezuelanas). Confesso que nunca tinha provado ou sequer ouvido falar desse prato típico, até que meus pais colocaram em prática uma receita que viram naqueles programas de TV gastronômicos.

Arepa é um alimento elaborado a partir da farinha de milho, típico da gastronomia venezuelana. Cada arepa apresenta uma forma circular achatada com cerca de dez a vinte centímetros de diâmetro. Pode servir de acompanhamento a outros alimentos ou então ser o prato principal de uma refeição.

É realmente muito gostoso e leve. Não requer prática, tampouco habilidade....

Ingredientes
2 xícaras de farinha de milho pré-cozida
1 cenoura ralada
Água morna (cerca de 1/4 de copo)
Sal, pimenta e tempero à gosto (usei salsa e alho desidratados)
Queijo mussarela à gosto
Carne moída ou outro recheio de sua preferência

Modo de preparo

Misture a cenoura ralada com a farinha (seca). Junte o sal, a pimenta e os temperos. Misture bem. Adicione a água morna aos poucos, até que forme um 'bolo' consistente, mas não muito úmido (a massa fica um pouco farelenta). Deixe descansar cerca de 15 minutos antes de usar - esse descanso permite que a farinha hidrate.

Aí vem o pulo do gato:

Você pode fazer do jeito tradicional - faça pequenas bolas de massa e abra-as na mão, como um pequeno disco de pizza, porém mais grossa. Coloque sobre uma chapa ou panela aquecida, em fogo não muito alto, e deixe cozinhar até dourar e ficar crocante.
ou
Você pode usar uma daquelas máquinas de fazer waffler - molde o fundo da 'waffleira' com a massa e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

Depois de prontas e ainda quentes, coloque fatias de queijo e cubra com carne moída ou outro recheio de sua escolha. Feche-as em seguida, como se montando um sanduíche.

Dica: se o recheio estiver quente, o recheio derreterá mais facilmente.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons