O segredo por trás dos ingredientes - açúcares e chocolate

Dando continuidade à leitura, mais dicas sobre certo ingredientes...

Açúcares

São responsáveis não só pelo gosto doce, como também pela maciez e cor dos alimentos. Absorvem muita água (são higroscópicos) e por isso ajudam a reter a umidade dos alimentos e mantê-los frescos. Podem ser encontrados em pó ou xarope (mel, melado).

- o açúcar impalpável (na parte de cima da foto) é misturado com um pouco de amido (cerca de 3%) e por isso parece farinha ao tocar. O amido impede a absorção do açúcar pelo alimento, assim fica mais bonito ao ser pulverizado.

- o açúcar de confeiteiro (na parte de baixo da foto) é bem fininho e não contém amido. É ideal para o preparo de chantily, glacês e suspiros.

- o açúcar mascavo é basicamente formado de sucralose (92%), mas contém outras substâncias (caramelo, melado, impurezas). Esse açúcar contém ácidos, por isso nas receitas que levam esse açúcar é necessário adicionar bicarbonato de sódio (para reagir e permitir o crescimento da massa).

Muitos já devem ter lido em embalagens o termo 'açúcar invertido' e se perguntado: o que é isso?

Basicamente, o açúcar invertido é o nome dado a uma solução de sacarose que, ao ser aquecida e acrescida de um ácido, quebra-se em partes iguais de glicose e frutose. É extremamente doce e muito utilizada na indústria alimentícia.

Chocolate

Derivado do cacau que, naturalmente, é ácido, demanda a utilização do bicarbonato de sódio para permitir leveza à mistura - exceto no caso de chocolate ou cacau alcalino, que não é comum no Brasil (ou pelo menos para chocolates produzidos aqui).

Usar o bicarbonato de sódio num bolo de chocolate, por exemplo, altera sua cor: se for pouco, a massa ficará na cor bege (cor de couro cru), ou marrom claro (ou seja, 'sobrou' ácido do cacau); se for em excesso, o bolo ficará marrom avermelhado (que muitos adoram e que em algumas receitas é até desejado) - ou seja, 'sobrou' bicarbonato de sódio e a massa ficou um meio básico.


Bicarbonato de sódio a cada 100g
Cacau (não alcalino)
8g
Chocolate (amargo)
5g
Chocolate ('ao leite')
2,5g

Para fazer substituições (entre cacau e chocolate), é necessário também alterar a quantidade de gordura:

Para substituir chocolate por cacau
quantidade de chocolate x 5/8 = quantidade de cacau
(quantidade de cacau - quantidade de chocolate) : 2 = quantidade de gordura a ser acrescentada

Para substituir cacau por chocolate
quantidade de cacau x 8/5 = quantidade de chocolate
(quantidade de chocolate - quantidade de cacau) : 2 = quantidade de gordura a ser diminuída

Importante: cacau contém amido e, por isso, tende a absorver mais a umidade da massa. Para evitar ressecamento, reduza a quantidade de farinha em 3/8 (ou 37,5%) do peso do cacau, para compensar a adição de amido - ou seja, se a massa leva 400g de cacau, reduza 150g (400 : 8 x 3) de farinha.


- para usar num bolo, passe as gotas de chocolate primeiro na farinha, para que elas subam conforme a massa cresce e não fiquem na parte de baixo.

-  o chocolate deve ser derretido com pouco calor; no microondas, use a potência média. Nunca tente derreter o chocolate direto no fogo, sempre em banho maria.

- para coberturas cor de café com leite, use 50g de meio amargo para cada 200g de chocolate branco.

- para fazer bombons, depois de despejar o chocolate na forma, bata delicadamente a forma na mesa, para desfazer as bolhas de ar.

- acerte as bordas de um chocolate já moldado com uma espátula de metal levemente aquecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas